O taekwondo brasileiro contribuiu com quatro pratas e um bronze. O técnico do time Brasil, Fernando Madureira, falou sobre o resultado. “Tivemos uma competição de alto nível e quase todos os atletas do país medalharam”, avalia.
Madureira conta como foram conseguidas as medalhas. “No dia de estreia do taekwondo nos Jogos Sul-americanos o Brasil conquistou três medalhas de prata, pelos atletas Julia Santos, Natalia Falavigna e Douglas Marcelino”, detalha.
A primeira medalha veio com a atleta Julia Santos que perdeu a final para a colombiana Katherine Portacio na categoria até 67Kg. Natalia Falavigna medalhou conquistando o segundo lugar na categoria +67Kg, numa final disputada com a atleta colombiana Sandra Valderrama.
Na categoria +80Kg, Douglas Marcelino foi derrotado pelo venezuelano Carlos Rivas, conquistando assim a prata.
Madureira só lamentou a ausência de João Pedro Chaves, que não pode competir devido a uma contusão. “Ele representaria o Brasil na categoria até 80Kg e sofreu uma lesão durante o treinamento e, depois de passar por avaliação da Comissão Médica do Comitê Olímpico Brasileiro, foi determinado que seria coerente afastá-lo da competição, para evitar o comprometimento da integridade física do atleta”.
Fonte: FPTKD